No dia 7 de Dezembro de 2009, das 17 às 19 horas, realizou-se a primeira sessão de acompanhamento na Escola Secundária da Ribeira Grande.
Em primeiro lugar, o grupo foi informado da reunião que o professor replicador teve com a vice-presidente do Conselho Executivo, Dra. Ana César, para lhe dar conta do andamento da formação e calendarizarem as sessões de replicação. Destas reuniões de replicação, decidiu-se que se elaboraria um memorando.
Antes da presente reunião, todos os docentes tiveram acesso a uma cópia do Novo Programa, enviada pela intranet. Foi, também, disponibilizada uma cópia em suporte de papel que se encontra na reprografia da escola.
Nesta sessão, fez-se a apresentação do Novo Programa, enquadramento, fundamentos e conceitos-chave. Estas informações foram transmitidas em suporte powerpoint e de acordo com os materiais da primeira sessão de formação frequentada pelo docente replicador.
Fez-se, ainda, por ciclo, uma abordagem das competências específicas implicadas nas actividades linguísticas que se processam no modo oral: a compreensão do oral e a expressão oral. Referiu-se, também, que se deve ter em conta um princípio que subjaz estes programas: o princípio da progressão, inerente a cada ciclo e representado nos sucessivos estádios de aprendizagem que a passagem de ciclo para ciclo evidencia.
Por fim, refira-se que os colegas não colocaram muitas questões, porque a maior parte ainda não tinha contactado com o Novo Programa, uma vez que estávamos no final do período e havia outras prioridades. No entanto, manifestaram vontade, interesse, empenho e disponibilidade para trabalharem com o Novo Programa, quer individualmente, quer em grupo.
Em primeiro lugar, o grupo foi informado da reunião que o professor replicador teve com a vice-presidente do Conselho Executivo, Dra. Ana César, para lhe dar conta do andamento da formação e calendarizarem as sessões de replicação. Destas reuniões de replicação, decidiu-se que se elaboraria um memorando.
Antes da presente reunião, todos os docentes tiveram acesso a uma cópia do Novo Programa, enviada pela intranet. Foi, também, disponibilizada uma cópia em suporte de papel que se encontra na reprografia da escola.
Nesta sessão, fez-se a apresentação do Novo Programa, enquadramento, fundamentos e conceitos-chave. Estas informações foram transmitidas em suporte powerpoint e de acordo com os materiais da primeira sessão de formação frequentada pelo docente replicador.
Fez-se, ainda, por ciclo, uma abordagem das competências específicas implicadas nas actividades linguísticas que se processam no modo oral: a compreensão do oral e a expressão oral. Referiu-se, também, que se deve ter em conta um princípio que subjaz estes programas: o princípio da progressão, inerente a cada ciclo e representado nos sucessivos estádios de aprendizagem que a passagem de ciclo para ciclo evidencia.
Por fim, refira-se que os colegas não colocaram muitas questões, porque a maior parte ainda não tinha contactado com o Novo Programa, uma vez que estávamos no final do período e havia outras prioridades. No entanto, manifestaram vontade, interesse, empenho e disponibilidade para trabalharem com o Novo Programa, quer individualmente, quer em grupo.