terça-feira, 29 de junho de 2010

Trabalhos de grupo - 2º Anualização

1º CICLO

Resultados esperados
(do 1º momento)
Descritores de Desempenho Conteúdos – Flexão verbal
(Progressão/Complexificação)
Resultados esperados

3º Ano 4º Ano
Manipular e comparar dados para descobrir regularidades no funcionamento da língua.

- Comparar dados e descobrir regularidades;
- Explicitar regras e procedimentos - Explicitar algumas regras de flexão verbal (verbos regulares)
- Mobilizar o saber adquirido na compreensão expressão oral e escrita;

- Conjugação (1ª, 2ª, 3ª);
- Pessoa (1ª,2ª,3ª)
- Número
- Singular/plural
- Tempos verbais – presente, futuro e pretérito perfeito
- Tempo verbal: pretérito imperfeito;
- modos verbais: indicativo, imperativo, condicional e infinitivo;
- Verbos irregulares mais frequentes.
- Manipular e comparar dados para descobrir regularidades no funcionamento da língua;
- Explicitar regras e procedimentos nos diferentes planos do conhecimento explícito da língua;
- Mobilizar o conhecimento adquirido para melhorar o desempenho pessoal no modo oral e no modo escrito

2º CICLO

Resultados esperados
(Ciclo anterior)
Descritores de Desempenho Conteúdos
(Progressão/Complexificação)
Resultados esperados

5º Ano 6º Ano
- Manipular e comparar dados para descobrir regularidades no funcionamento da língua;
- Explicitar regras e procedimentos nos diferentes planos do conhecimento explícito da língua;
- Mobilizar o conhecimento adquirido para melhorar o desempenho pessoal no modo oral e no modo escrito
- Sistematizar paradigmas flexionais regulares dos verbos;
- Identificar paradigmas flexionais irregulares em verbos de uso muito frequente;
- Estabelecer grupos de verbos de conjugação incompleta;
- Verbo regular vogal temática: paradigmas flexionais da 1ª, 2ª e 3ª conjugação;
- formas verbais finitas: mais-que -perfeito do indicativo, condicional (tempo e modo); presente, imperfeito e futuro do conjuntivo
- Formas verbais não finitas: gerúndio, particípio, infinitivo pessoal;
- Verbo irregular;
- Verbos defectivos: impessoais, unipessoais; forma supletiva.
- Descobrir regularidades na estrutura e no uso da língua, com base em práticas de experimentação;
- Identificar e classificar unidades utilizando a terminologia adequada; explicitar regras e procedimentos do uso da língua nos diferentes planos;
- Mobilizar os conhecimentos adquiridos para aperfeiçoar o desempenho pessoal na produção e recepção de enunciados orais e escritos;
- Relacionar diferentes registos de língua com os contextos em que devem ser usados e distinguir marcas específicas da linguagem oral e escrita

3º CICLO

Resultados esperados
(Ciclo anterior)
Descritores de Desempenho Conteúdos
(Progressão/Complexificação)
Resultados esperados

7º Ano 8º Ano 9º Ano

- Descobrir regularidades na estrutura e no uso da língua, com base em práticas de experimentação;
- Identificar e classificar unidades utilizando a terminologia adequada; explicitar regras e procedimentos do uso da língua nos diferentes planos;
- Mobilizar os conhecimentos adquiridos para aperfeiçoar o desempenho pessoal na produção e recepção de enunciados orais e escritos;
- Relacionar diferentes registos de língua com os contextos em que devem ser usados e distinguir marcas específicas da linguagem oral e escrita
Sistematizar especificidades da flexão verbal em:
- Verbos de conjugação incompleta;
- Contraste das formas do infinitivo pessoal com as do infinitivo impessoal e respectivas realizações linguísticas;
- Sistematizar paradigmas flexionais regulares e irregulares dos verbos
- Sistematizar paradigmas flexionais irregulares em verbos de uso frequente e menos frequente;
- Sistematizar propriedades distintivas de classes e subclasses de palavras;
- Caracterizar propriedades de selecção de verbos transitórios;
- Caracterizar relações entre diferentes categorias, lexicais e gramaticais, para identificar diversos valores semântico na frase;
- Caracterizar atitudes do locutor face a um enunciado ou aos participantes do discurso. - Verbos defectivos impessoais e unipessoais;
- formas verbais finitas e formas verbais não finitas;
- Verbo regular, verbo irregular
- Verbo principal, transitivo directo, indirecto; directo e indirecto; auxiliar temporal, aspectual e modal;
-Transitivos indirectos; transitivos-predicativos
- Valor temporal;
- Valor aspectual: evento; situação estatitva;
- Valor modal; modalidade.
- Reflectir sobre o funcionamento da língua para, a partir da realização de actividades de carácter oficinal, analisar e questionar os sentidos dos textos;
- Explicitar, usando a terminologia apropriada, aspectos fundamentais da estrutura e do uso do português padrão nos diferentes planos do conhecimento explícito da língua;
- Mobilizar o conhecimento reflexivo e sistematizado para resolver problemas decorrentes da utilização da linguagem oral e escrita e para aperfeiçoar os desempenhos pessoais;
- analisar marcas específicas da linguagem oral e da linguagem escrita, distinguindo diferentes variedades e registos da língua e adequando-os aos contextos de comunicação.