terça-feira, 29 de junho de 2010

Trabalhos de grupo - 6º Sequência didáctica modificada

Roteiro de uma sequência didáctica

Ano: 7º Duração estimada: 2 blocos 90m
Contexto/situação actual:
Os alunos sabem seleccionar informações (simples) de textos poéticos, e conseguem estabelecer, ainda que de forma incipiente, relações de conteúdo e forma entre textos ; dominam também as regras básicas da interacção verbal em sala de aula; finalmente, conhecem as características formais de um texto poético e identificam diferentes tipologias textuais.

Competência foco:
Leitura

Competências associadas:
Expressão Oral, Escrita, CEL

Competência foco:
Escrita

Competências associadas:
Leitura, Expressão Oral

Competências
Foco Associadas Descritores de Desempenho Conteúdos Operacionalização Tempo Recursos
Leitura
Expressão Oral
Escrita
CEL
Expressão Oral
Escrita


Distinguir diferenças, semelhanças ou a novidade de um texto em relação a outro(s) – p. 124


Implicar-se na construção partilhada de sentidos:
-pedir e dar informações, explicações, esclarecimentos;
-estabelecer relações com outros conhecimentos;
-considerar pontos de vista contrários e reformular posições. (p.122)

Recorrer à escrita para assegurar o registo e o tratamento de informação ouvida ou lida. (p.126)

Utilizar, de modo autónomo, a leitura para localizar, seleccionar, avaliar e organizar a informação. (p.123)

Interpretar textos com diferentes graus de complexidade, articulando os sentidos com a sua finalidade, os contextos e a intenção do autor:
-identificar temas e ideias principais. (p.123)

Comparar e distinguir textos, estabelecendo diferenças e semelhanças em função de diferentes categorias. (p.123)

Comparar o modo como o tema de uma obra [texto] é tratado em outros textos. (p.125)

Produzir enunciados com diferentes graus de complexidade para responder com eficácia a instruções de trabalho. (p.126)

Interpretar várias modalidades e relações de intertextualidade. (p.134)

Distinguir diferenças, semelhanças ou a novidade de um texto em relação a outro(s). – p. 124


Implicar-se na construção partilhada de sentidos:
-pedir e dar informações, explicações, esclarecimentos;
-estabelecer relações com outros conhecimentos;
-considerar pontos de vista contrários e reformular posições. (p.122)

Recorrer à escrita para assegurar o registo e o tratamento de informação ouvida ou lida. (p.126)
Intertexto/ intertextualidade
- alusão, paráfrase, paródia

Princípios reguladores da interacção discursiva.

Diálogo.

Enunciados instrucionais.


Sequência textual.
Estratégia discursiva.
Contexto e co-texto.
Figuras de retórica e tropos.
Intertexto/ intertextualidade
Intertexto; hipertexto.

Intertexto/ intertextualidade
- alusão, paráfrase, paródia.

Princípios reguladores da interacção discursiva.

Diálogo.

Enunciados instrucionais.

Pré-leitura:
- antecipação do tema e das possíveis relações de intertextualidade a partir dos títulos dos textos;
- correlação com experiências vividas.


Leitura dos poemas “Descalça vai pêra a fonte” e “Poema da Auto-estrada” (Luís de Camões e António Gedeão) – inferência de sentidos dos textos

Pós-leitura:
-confronto entre as antecipações e os sentidos da leitura. 15 minutos

50 minutos

15 minutos

Quadro/ giz; caderno diário/lápis.

Ficha de trabalho (parte 1 – guião de leitura; parte 2 – exercícios de CEL)

Quadro/caderno diário

Observação: aqui terminaria uma primeira aula (bloco de 90 minutos), estando previstos mas não incluídos no registo de tempo da sequência os minutos dispensados para os cumprimentos iniciais e breve síntese no final da aula para registo de sumário.

Escrita

Expressão Oral

Leitura

Compreensão/ Expressão Oral
Explorar a criação de novas configurações textuais, mobilizando a reflexão sobre os textos e as suas especificidades. (p. 128)

Utilizar, com autonomia, estratégias de preparação e de planificação da escrita de textos. (p. 126)

Redigir textos coerentes, seleccionando registos e recursos verbais adequados. (p. 126)

Utilizar, com autonomia, estratégias de revisão e aperfeiçoamento de texto. (p. 127)

Implicar-se na construção partilhada de sentidos:
- apresentar propostas e sugestões. (p. 122)

Respeitar as convenções que regulam a interacção verbal. (p. 122)

Explorar processos de apropriação e de (re)criação de texto poético. (p. 125)

Ler por iniciativa e gosto pessoal […]. (p. 124)

Dispor-se física e psicologicamente a escutar, focando a atenção no objecto e nos objectivos da comunicação. (p.120)

Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados pelos discursos ouvidos.
Intertexto/ intertextualidade.
Plano do texto.

Coerência textual.
Língua padrão.
Pontuação e sinais auxiliares de escrita.

Princípios reguladores da interacção discursiva.
Diálogo.

Ouvinte.
Trabalho de grupo: criação de texto
com alusão, paráfrase ou paródia ao texto de Camões (“Descalça vai pera a fonte”)- independentemente da tipologia textual.

Apresentação dos textos produzidos à turma; troca de impressões sobre os mesmos.
60 minutos

20 minutos

Ficha de trabalho (parte 3 – criação de texto; lista de verificação).
Dicionário/Prontuário.

Textos produzidos em grupo.

Observação: aqui terminaria a segunda aula (bloco de 90 minutos), estando previstos mas não incluídos no registo de tempo da sequência os minutos dispensados para os cumprimentos iniciais e breve síntese no final da aula para registo de sumário.


Notas: 1. a bold encontram-se os descritores de desempenho “foco”, já que outros descritores da mesma competência foco aparecem na sequência;
2. na apresentação dos textos produzidos (2ª aula), está previsto o descritor da leitura (p.124) que melhor se adequará à actividade, na nossa perspectiva, visto que um mais específico não foi encontrado;
3.este trabalho não está feito na grelha fornecida pelos formadores, por problemas técnicos, mas respeita-a integralmente.
Fevereiro/ Junho 2010

1ª Parte

1. Lê o poema de Camões com atenção.

Descalça vai para a fonte
Leonor, pela verdura;
vai formosa e não segura.

Leva na cabeça o pote,
o testo nas mãos de prata,
cinta de fina escarlata,
sainho de chamalote;
traz a vasquinha de cote,
mais branca que a neve pura;
vai formosa e não segura.
Descobre a touca a garganta,
cabelos de ouro o trançado,
fita de cor de encarnado…
tão linda que o mundo espanta!
chove nela graça tanta
que dá graça à formosura;
vai formosa, e não segura.

Luís de Camões


2. Lê agora o poema de António Gedeão.

Poema da Auto-estrada

Voando vai para a praia
Leonor na estrada preta.
Vai na brasa, de lambreta.

Leva calções de pirata,
vermelho de alizarina,
modelando a coxa fina,
de impaciente nervura.
Como guache lustroso,

amarelo de idantreno,
blusinha de terileno
desfraldada na cintura.

Fuge, fuge, Leonoreta:
Vai na brasa, de lambreta.

Agarrada ao companheiro
na volúpia da escapada
pincha no banco traseiro
em cada volta da estrada.
Grita de medo fingido,
que o receio não é com ela,
mas por amor e cautela
abraça-o pela cintura.
Vai ditosa e bem segura.

Com um rasgão na paisagem
corta a lambreta afiada,
engole as bermas da estrada
e a rumorosa folhagem.
Urrando, estremece a terra,
bramir de rinoceronte,
enfia pelo horizonte
como um punhal que se enterra.
Tudo foge à sua volta,
o céu, as nuvens, as casas,
e com os bramidos que solta,
lembra um demónio com asas.

Na confusão dos sentidos
já nem percebe Leonor
se o que lhe chega aos ouvidos
são ecos de amor perdidos
se os rugidos do motor.

Fuge, fuge, Leonoreta
Vai na brasa, de lambreta.
António Gedeão, Poesias Completas


3. Compara os dois poemas:
a) preenchendo o quadro;
b) justificando com citações, quando necessário e possível.

Descrição de Leonor Sentimentos de Leonor Local para onde se dirige/ modo como o faz Título/ refrão Estrutura estrófica e versificatória


4. Assinala V (verdadeiro) ou F (falso), consoante as conclusões a retirar da comparação dos dois textos:

a) ____ O texto de António Gedeão é uma paráfrase do poema de Camões.

b) ____ António Gedeão cria uma versão actualizada do vilancete de Camões.

c) ____ O traço característico de Leonor (formosura) é mantido nos dois textos de forma óbvia.


4.1. Justifica, reportando-te ao(s) texto(s), as afirmações falsas.



2ª Parte
O poeta António Gedeão inspirou-se no poema de Luís de Camões para fazer um retrato actual de Leonor.
Tentem fazer o mesmo…

1. Preparem o vosso texto, seguindo estes passos:
A. Tipologia textual (texto com características poéticas ou outro);
__________________________________________________________________
B. Caracterização da figura feminina (Leonor/Leonoreta);
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C. Sentimentos da figura feminina;
________________________________________________________________________________________________________________________________________

D. Local para onde se dirige/modo como o faz;
________________________________________________________________________________________________________________________________________

E. Título;
__________________________________________________________________

F. Refrão (presença/ ausência e sua relação com temática);
________________________________________________________________________________________________________________________________________

G. Outros aspectos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2. Redijam cuidadosamente o vosso texto, com base nas orientações acima.


3. Releiam o vosso texto, consultando a Lista de Verificação abaixo:
(Quando assinalares Não, refaz a parte correspondente do teu texto.)

Intertextualidade Sim Não
1. Organizei as minhas ideias:
1.1. seleccionando a tipologia textual;
1.2. caracterizando a figura feminina e atribuindo-lhe sentimentos;
1.3. indicando o local para onde se dirigia e o modo como o fazia;
1.4. criando um refrão relacionado com a temática.
2. Redigi o meu texto:
2.1. estabelecendo uma relação intertextual com o poema de Camões;
2.2. respeitando as regras de ortografia, pontuação, acentuação e sintaxe;
2.3. organizando diferentes parágrafos, de acordo com o assunto neles tratado;
2.4. atribuindo-lhe um título adequado.
3. Reli o meu texto e verifiquei:
3.1. sentido/ coerência e relação intertextual com poema de Camões;
3.2. organização de parágrafos;
3.2. ortografia, pontuação, acentuação e sintaxe.

4. Reescrevam, agora, o vosso texto e prepara a sua apresentação à turma.

Data: _______ Elementos do grupo:
__________________________
__________________________
__________________________
__________________________


Escola __________________________
Período:___ Disciplina:_________________

Nome:_____________________________ N.º:______ Ano:___ Turma:_______

Trabalho de Grupo __/__/__ __/__/__ __/__/__
Sim Não Sim Não Sim Não
11 Colaborei na divisão do trabalho
22
Cooperei com os outros
23 Cumpri a minha tarefa
24 Fui autónomo
25 Realizei correctamente e de forma completa a minha tarefa
26 Deixei os outros intervirem
27 Respeitei os colegas, mesmo quando com eles não concordava
28 Apliquei correctamente os conhecimentos da disciplina
29 Fui claro na minha apresentação à turma
110 Deixei a sala arrumada


Trabalho de Grupo

Prof: ________ Turma: _______ Período: ______

cooperação autonomia correcção respeito
Alunos Datas
Escala: + , ± , -
Comportamentos em Aula

Participa oportunamente Respeita as intervenções dos colegas Respeita o professor Traz o material Toma notas Realiza as actividades propostas

Trabalho realizado por:
Fernanda Raposo, Gisela Gusmão, José Baptista, Marco Machado, Max Teles, Patrícia Bettencourt