terça-feira, 29 de junho de 2010

Reflexão sobre o 3º módulo (11 e 12 de Fevereiro de 2010)

Comecemos esta reflexão pelo fins… O professor José Carlos Pereira informou-me, via correio electrónico, sobre a decisão do Ministério da Educação de adiar a entrada em vigor do novo Programa de Português para o Ensino Básico. Esta decisão do Ministério da Educação vem dar uma machadada em toda a formação, pois fará com que as replicações nas escolas percam o empenhamento dos colegas, por duas razões: em primeiro lugar, porque estão cheios de trabalho e, com este adiamento, há outras prioridades para além do programa; em segundo, porque vai criar uma desconfiança em relação à verdadeira data de implementação do NPPEB.
“Mudança das regras do jogo a meio do campeonato”, eis um bom exemplo do que não se deve fazer. No primeiro módulo, foi-nos dada uma fotocópia com a avaliação do trabalho desenvolvido e respectiva ponderação (veja-se a reflexão sobre o primeiro módulo). A mais de meio da formação anual, fim do módulo III, ficámos a saber que as regras se tinham alterado e que a avaliação dos portefólios seria diferente. Apenas por respeito pelos meus colegas da escola e também pela minha Escola é que não abandonei a formação. Isto é o país no seu melhor… por isso é que anda para trás… Vamos aos novos parâmetros, pois alguns são autênticas pérolas:
- reflexão sobre as práticas, de quê? Do novo programa que não está em vigor ou do antigo que não está a ser trabalhado?
- planificações produzidas!!! De quê? Para quando?
- estratégias ou actividades desenvolvidas, com quem? Do programa novo ou do velho?
- anualização, a que fizemos em grupo? As reflexões do grupo de trabalho já estão prontas? Se não, porque não? Por ser difícil, confuso, fácil?
- uso das TIC, ainda existem na região?
- relação com o PRL, já está em vigor? Se não, relacionar o quê e para quê?
- enfim…
- e, já agora, onde colocamos o nosso trabalho diário desenvolvido com os nossos alunos na escola?
Não foi isto que me disseram que seria este Curso de Formação…
Nesta sessão, foram transmitidas informações muito importantes relativas ao conceito de leitura. De seguida, viram-se os aspectos apreciados no Novo Programa de Português e que estão considerados nos Resultados Esperados. Depois, abordou-se a Educação Literária – o lugar dos textos literários, PNL, PRL e Corpus Textual –, tendo-se apresentado os objectivos da leitura literária. Por fim, viram-se os contextos promotores de leitura e abordou-se a sala de aula enquanto contexto de leitura.
Relativamente à sequência didáctica, em grupo, elaborei e apresentei a planificação de uma sequência de aprendizagem.

Ribeira Grande, 23 de Fevereiro de 2010