terça-feira, 29 de junho de 2010

Memorando 3

No dia 24 de Fevereiro de 2010, das 17 às 19 horas, realizou-se a terceira sessão de acompanhamento na Escola Secundária da Ribeira Grande.
Em primeiro lugar, o professor replicador informou o grupo dos emails enviados pelo coordenador da equipa de formadores, professor José Carlos Pereira, sobre a decisão do Ministério da Educação de adiar a entrada em vigor do novo Programa de Português para o Ensino Básico.
Nesta sessão, foram transmitidas, em suporte powerpoint e de acordo com os materiais da terceira sessão de formação, informações relativas ao conceito de leitura, tendo sempre presente o preconizado no novo Programa de Português, designadamente a pré-leitura, a leitura e a pós-leitura. De seguida, viram-se os aspectos apreciados no Novo Programa de Português e que estão considerados nos Resultados Esperados, a saber: resultados PISA 2001; valorização de vários tipos de texto; desenvolvimento de aprendizagens significativas e desafiadoras; interacção das fases processuais da leitura; relação do texto com o leitor e com o contexto; conciliação da competência leitura com a vontade; atenção ao papel da motivação, da memória e da dimensão individual e social da leitura; valorização do papel do professor no desenvolvimento de actividades de aquisição de estratégia para a compreensão dos textos, exploração de diferentes tipos textuais, abordagens de contacto com os textos, implicação dos alunos.
De seguida, abordou-se a Educação Literária – o lugar dos textos literários, PNL, PRL e Corpus Textual –, tendo-se apresentado os objectivos da leitura literária, a saber: formar uma cultura literária; fruir a dimensão estética do texto literário; capitalizar a experiência humana presente na obra literária; reconstruir, no acto da recepção, a significação do texto literário; contextualizar a linguagem literária em função de marcos temporais e culturais; apreciar criticamente um texto literário; conhecer autores representativos da literatura portuguesa e da literatura universal; tomar consciência das especificidades dos diferentes modos de literatura – lírico, narrativo e dramático; aceder às mundividências e mundivivências proporcionadas pelo texto literário. Depois, viram-se os contextos promotores de leitura e abordou-se a sala de aula enquanto contexto de leitura, designadamente dar sentido à aprendizagem da leitura, diferentes formas de ler e de aceder à leitura, mediação e promoção da leitura, o papel da biblioteca escolar na formação de leitores.
Relativamente às sequências didácticas, o professor replicador apresentou a proposta de um roteiro de sequência didáctica da terceira sessão de formação, bem como a sequência didáctica que elaborou em trabalho de grupo na referida sessão de formação.
Depois, deu-se conhecimento ao grupo do guião de implementação do programa (GIP) da Leitura, chamando-se a atenção dos docentes para a divisão do GIP, mormente os temas com exemplos de actividades. Deu-se, ainda, conhecimento ao grupo da actividade escolhida pelo docente replicador para ser testada numa turma do 7º ano, bem como da matriz de apreciação das actividades dos GIP testadas.