terça-feira, 29 de junho de 2010

Trabalhos de grupo - 3º Sequência didáctica

Roteiro de uma sequência didáctica

Ano: 7º Duração estimada: 2 blocos 90m

Contexto/situação actual:
Os alunos sabem seleccionar informações (simples) de textos poéticos, e conseguem estabelecer, ainda que de forma incipiente, relações de conteúdo e forma entre textos ; dominam também as regras básicas da interacção verbal em sala de aula; finalmente, conhecem as características formais de um texto poético.

Competência foco:
Leitura

Competências associadas:
Expressão Oral, Escrita, CEL

Competência foco:
Escrita

Competências associadas:
Leitura, Expressão Oral

Competências
Foco Associadas Descritores de Desempenho Conteúdos Operacionalização Tempo Recursos
Leitura
Expressão Oral
Escrita
CEL

Distinguir diferenças, semelhanças ou a novidade de um texto em relação a outro(s) – p. 124


Implicar-se na construção partilhada de sentidos:
-pedir e dar informações, explicações, esclarecimentos;
-estabelecer relações com outros conhecimentos;
-considerar pontos de vista contrários e reformular posições. (p.122)

Recorrer à escrita para assegurar o registo e o tratamento de informação ouvida ou lida. (p.126)

Utilizar, de modo autónomo, a leitura para localizar, seleccionar, avaliar e organizar a informação. (p.123)

Interpretar textos com diferentes graus de complexidade, articulando os sentidos com a sua finalidade, os contextos e a intenção do autor:
-identificar temas e ideias principais. (p.123)

Comparar e distinguir textos, estabelecendo diferenças e semelhanças em função de diferentes categorias. (p.123)

Comparar o modo como o tema de uma obra [texto] é tratado em outros textos. (p.125)

Produzir enunciados com diferentes graus de complexidade para responder com eficácia a instruções de trabalho. (p.126)

Interpretar várias modalidades e relações de intertextualidade. (p.134)

Distinguir diferenças, semelhanças ou a novidade de um texto em relação a outro(s). – p. 124


Implicar-se na construção partilhada de sentidos:
-pedir e dar informações, explicações, esclarecimentos;
-estabelecer relações com outros conhecimentos;
-considerar pontos de vista contrários e reformular posições. (p.122)

Recorrer à escrita para assegurar o registo e o tratamento de informação ouvida ou lida. (p.126)
Intertexto/ intertextualidade
- alusão, paráfrase, paródia

Princípios reguladores da interacção discursiva.

Diálogo.

Enunciados instrucionais.

Sequência textual.
Estratégia discursiva.
Contexto e co-texto.
Figuras de retórica e tropos.

Intertexto/ intertextualidade

Intertexto; hipertexto.

Intertexto/ intertextualidade
- alusão, paráfrase, paródia.

Princípios reguladores da interacção discursiva.

Diálogo.

Enunciados instrucionais.

Pré-leitura:
- antecipação do tema e das possíveis relações de intertextualidade a partir dos textos;
- correlação com experiências vividas.

Leitura dos poemas “Descalça vai pêra a fonte” e “Leonoreta” (Luís de Camões e António Gedeão) – inferência de sentidos dos textos

Pós-leitura:
-confronto entre as antecipações e os sentidos da leitura. 15 minutos

50 minutos

15 minutos

Quadro/ giz; caderno diário/lápis.

Ficha de trabalho (parte 1 – guião de leitura; parte 2 – exercícios de CEL)

Quadro/caderno diário

Observação: aqui terminaria uma primeira aula (bloco de 90 minutos), estando previstos mas não incluídos no registo de tempo da sequência os minutos dispensados para os cumprimentos iniciais e breve síntese no final da aula para registo de sumário.

Escrita

Expressão Oral
Leitura

Compreensão/ Expressão Oral
Explorar a criação de novas configurações textuais, mobilizando a reflexão sobre os textos e as suas especificidades. (p. 128)

Utilizar, com autonomia, estratégias de preparação e de planificação da escrita de textos. (p. 126)

Redigir textos coerentes, seleccionando registos e recursos verbais adequados. (p. 126)

Utilizar, com autonomia, estratégias de revisão e aperfeiçoamento de texto. (p. 127)

Implicar-se na construção partilhada de sentidos:
- apresentar propostas e sugestões. (p. 122)

Respeitar as convenções que regulam a interacção verbal. (p. 122)

Explorar processos de apropriação e de (re)criação de texto poético. (p. 125)

Ler por iniciativa e gosto pessoal […]. (p. 124)

Dispor-se física e psicologicamente a escutar, focando a atenção no objecto e nos objectivos da comunicação. (p.120)

Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados pelos discursos ouvidos.
Intertexto/ intertextualidade.

Plano do texto.

Coerência textual.
Língua padrão.
Pontuação e sinais auxiliares de escrita.
Princípios reguladores da interacção discursiva.
Diálogo.

Ouvinte.
Trabalho de grupo: criação de texto pessoal com alusão, paráfrase ou paródia ao texto de Camões (“Descalça vai pera a fonte”).

Apresentação dos textos produzidos à turma; troca de impressões sobre os mesmos.
60 minutos

20 minutos

Ficha de trabalho (parte 3 – criação de texto; lista de verificação).
Dicionário/Prontuário.

Textos produzidos em grupo.

Observação: aqui terminaria a segunda aula (bloco de 90 minutos), estando previstos mas não incluídos no registo de tempo da sequência os minutos dispensados para os cumprimentos iniciais e breve síntese no final da aula para registo de sumário.

Notas: 1. a bold encontram-se os descritores de desempenho “foco”, já que outros descritores da mesma competência foco aparecem na sequência;
2. na apresentação dos textos produzidos (2ª aula), está previsto o descritor da leitura (p.124) que melhor se adequará à actividade, na nossa perspectiva, visto que um mais específico não foi encontrado;
3.este trabalho não está feito na grelha fornecida pelos formadores, por problemas técnicos, mas respeita-a integralmente.

Fevereiro 2010
Trabalho realizado por:
Fernanda Raposo, Gisela Gusmão, José Baptista, Marco Machado, Max Teles, Patrícia Bettencourt