terça-feira, 29 de junho de 2010

Memorando 4

No dia 9 de Junho de 2010, das 17 às 19 horas, realizou-se a quarta sessão de acompanhamento na Escola Secundária da Ribeira Grande.
Em primeiro lugar, o professor replicador fez referência ao vídeo de António Lobo Antunes sobre as dificuldades da escrita, a propósito do livro O Meu Nome é Legião.
Em segundo lugar, foram transmitidas, em suporte powerpoint e de acordo com os materiais da quarta sessão de formação, informações relativas ao conceito de escrita, tendo sempre presente o preconizado no novo Programa de Português. Depois, deu-se conhecimento ao grupo do guião de implementação do programa (GIP) da Escrita, chamando-se a atenção dos docentes para a divisão do GIP, para os temas com exemplos de actividades, bem como para os fundamentos do GIP. Deu-se, ainda, conhecimento ao grupo da actividade desenvolvida pelo docente replicador e pelo seu grupo de trabalho em relação ao GIP, mormente a actividade “1.3. Escrever para dar opiniões”; “1.3.1. Proposta de actividades para o 1º ciclo” (pp. 115-120).
De seguida, o professor replicador apresentou aos docentes do Grupo 300 a sequência didáctica intitulada “Alerta amarelo”, sequência trabalhada em grupo durante a formação do 4º módulo, bem como a opinião que o seu grupo registou na “Matriz de Apreciação de uma Sequência Didáctica”.
Relativamente à reconceptualização e reescrita das sequências didácticas produzidas no módulo anterior, o professor replicador apresentou, de novo, a sequência didáctica que elaborou em trabalho de grupo na terceira sessão de formação, bem como as alterações introduzidas à referida sequência didáctica pelo seu grupo de trabalho durante a quarta sessão de formação.
Quanto aos exercícios de anualização, o professor replicador transmitiu aos docentes do Grupo 300 as informações que recebeu durante o quarto módulo de formação, a saber: uma vez que as metas de aprendizagem não estão definidas para cada ano, não se pode anualizar. Por isso, temos de esperar novas indicações.