terça-feira, 29 de junho de 2010

Memorando 2

No dia 21 de Janeiro de 2010, das 17 às 19 horas, realizou-se a segunda sessão de acompanhamento na Escola Secundária da Ribeira Grande.
Em primeiro lugar, o professor replicador informou o grupo da segunda reunião que teve com a vice-presidente do Conselho Executivo, Dra. Ana César, para lhe dar conta do andamento da formação e calendarizarem as sessões de replicação para o segundo período.
Antes da presente reunião, todos os docentes tiveram acesso aos materiais trabalhados na acção de formação, pois foi disponibilizada na intranet, na página do Departamento, uma pasta com os referidos materiais.
Ao abrir a reunião, relembraram-se os três pontos fundamentais a tratar até ao final do ano lectivo com os colegas:
1. Conhecer e dar a conhecer o programa aos colegas;
2. Fazer e treinar com os colegas exercícios de anualização;
3. Produção de materiais e exploração dos guiões.
Nesta sessão, foram transmitidas, em suporte powerpoint e de acordo com os materiais da segunda sessão de formação, informações relativas ao conceito de escrita, tendo sempre presente o preconizado no novo Programa de Português, designadamente o planeamento, textualização, revisão, correcção e reformulação do texto.
De seguida, abordou-se a Oficina de Escrita enquanto prática integrada das várias competências, a saber: compreensão/expressão oral; escrita; leitura; conhecimento explícito da língua. Alertou-se, também, para a importância da avaliação na oficina de escrita, devendo ser tido em conta o processo e o produto.
Relativamente ao Conhecimento Explícito da Língua, referiram-se as linhas de operacionalização e os métodos a adoptar, realçando-se a aprendizagem pela descoberta (laboratório gramatical). Assim, deve-se ter em conta a planificação, a observação e descrição de dados, o treino e a avaliação.
Depois, deu-se conhecimento ao grupo do guião de implementação do programa (GIP) do conhecimento explícito da língua, chamando-se a atenção dos docentes para a divisão do GIP, mormente os temas principais, com exemplos de actividades, e para a lista de verificação a seguir ao preparar uma actividade.
Quanto à anualização, discutiu-se o conceito e apresentaram-se exemplos de anualizações, nomeadamente os criados nas sessões de formação.
Por fim, criaram-se grupos de trabalho para se realizarem exercícios de anualização, englobando várias competências.