terça-feira, 29 de junho de 2010

Trabalhos de grupo - 4º Análise crítica acerca de “Escrever para dar opiniões”

- Interacção entre as três competências (Escrita, leitura e Oralidade) e transversalidade entre diferentes áreas (Língua Portuguesa, Estudo do Meio, Formação Cívica e Ciências da Natureza);
- O facto de o poema ser lúdico, aproxima-o do universo da sensibilidade dos alunos;
- Poderia surgir mais do que um único descritor, para que fosse visível a interacção entre competências e elas pudessem surgir como foco/associadas na planificação da unidade didáctica;
- O texto escolhido é muito rico e representa uma mais - valia para exploração da sensibilidade e vivências dos alunos;
- Existem problemas de socialização dentro das turmas e com a relação dos pares nas escolas que têm este ponto comum. Poderá ser uma questão a abordar nas disciplinas de Estudo do Meio, Ciências da Natureza e formação Cívica;
- O guião de interpretação do poema, sem ser demasiadamente dirigista, leva o aluno à interpretação do poema de forma progressiva;
- Desta forma, a fase de pré-texto está assegurada na primeira ficha de actividades, dando oportunidade para a integração das experiências e conhecimentos que os alunos já trazem;
- Na fase de composição do texto, é muito oportuno a introdução de uma lista com fórmulas de introdução de opinião pessoal no discurso tipo “texto de opinião”, pois na faixa etária destes alunos torna-se útil e facilitadora do discurso;
- Finalmente, o 2º texto colectivo contempla a fase de pós - texto e correcção, uma versão que será bem aceite pelos alunos, já que no fundo resulta dos contributos de todos;
- Falta, apenas, a união entre a tarefa 2.7 e a tarefa 3, uma tarefa que dirija os alunos no sentido de estruturar a sua resposta nas três fases de introdução, desenvolvimento e conclusão;
- É muito benéfica a divulgação dos escritos, pois dará à turma sentido para o trabalho operado e incitará os alunos a novas aventuras de escrita.

Trabalho realizado por:
Ana Melo; Filomena Vaz; José Batista; Madalena San-Bento