terça-feira, 29 de junho de 2010

Trabalhos de grupo - 1º Análise do programa

ITEMS DE ANÁLISE 1º CICLO

1. Organização do programa do 1º Ciclo do Ensino Básico.
- Organização do Programa em dois momentos (1º e 2º / 3º e 4º);
-Organização por referência às competências;
-Apresentação em quadro com descritores de desempenho, conteúdos e notas – sugestões de actividades;
-Lateralmente estão as competências/ domínios;
-Corpus textual – heterogeneidade de textos;


2. Traços distintivos entre o primeiro e segundo momentos do 1º Ciclo.
- Primeiro momento -Nos primeiros dois anos:
-Desenvolvimento de comportamentos verbais e não verbais, adequados às situações de comunicação com diferentes graus de formalidade;
- Comunicação oral com carácter adaptativo ao ambiente escolar;
- Função de capacitação dos alunos se exprimirem de modo mais fluente e ajustado às situações;
- Segundo momento – fundamental – a aprendizagem de novas convenções sobre o modo de organização do texto escrito;
- Uso correcto da pontuação, o alargamento do repertório lexical e domínio da sintaxe mais elaborada;
- Promoção do desenvolvimento linguístico, formação como leitores e ampliação do conhecimento experiencial.


3. Resultados esperados nas competências específicas de compreensão do oral e de expressão oral.
- Pretende-se que o aluno, na competência da compreensão do oral (1º/2º)
- Saber escutar;
- Prestar atenção a discursos breves;
- Compreender o essencial de histórias contadas;
Na expressão oral:
- Falar de forma clara…
- Esperar a sua vez…
- Formular pedidos…
No segundo momento (3º e 4º):
- Compreender histórias contadas distinguindo o essencial do acessório;
- Planificar e apresentar exposições breves sobre temas variados;

4. Heterogeneidade de textos a privilegiar no 1º Ciclo.
- Heterogeneidade de textos - Devem ler textos literários mas também escritos multimodais, textos em contextos diversificados, em diferentes suportes, diversos autores;
- Qualidade, integridade e representatividade dos textos;
- Progressão – textos adequados aos diferentes níveis de competência e com grau de dificuldade gradativo;


5. Expressões relevantes que dão a dimensão da concepção de exercícios efectivos de escrita para os alunos do 1º Ciclo.
- Através da redacção de textos, de actividades reguladas por modelos, bem como a escrita pessoal e criativa. Aquisição contextualizada de regras, normas e procedimentos relativos à estrutura, organização e coerência textuais.

6. Etapas da planificação das actividades de escrita.
- Desenvolvimento de três competências: a competência gráfica, a competência ortográfica e a competência compositiva.
- A produção de textos apresenta três componentes:
- planificação (objectivo da comunicação, tipo de texto, geram-se ideias)
- textualização (redacção do texto)
- revisão (melhorar o texto)

7. Papel do professor nas diferentes etapas da escrita processual.
- Ensinar e treinar as diferentes técnicas de planificação, textualização e revisão;
- Disponibilizar materiais de apoio;
- Organizar o espaço de aula de forma a tornar visíveis referências e informações;
- A partir dos textos elaborados pelas crianças, promover a reflexão, visando o aperfeiçoamento;
- Proporcionar ao aluno situações diversificadas que visam a produção de diferentes tipos de texto;
- Valorizar as produções dos alunos divulgando-as.

8. Actividades que promovem a transformação do conhecimento implícito em conhecimento explícito da língua.
- A análise e reflexão sobre a língua traduzem-se tanto em actividades nos domínios do modo oral e do modo escrito, como em trabalho de oficina. Desenvolve-se a consciência linguística no sentido de transformar o conhecimento implícito em conhecimento explícito da língua.

9. Aspecto relevante introduzido pelo actual programa no que concerne a procedimentos e instrumentos de acesso à informação. Contextos e Recursos

O 1º ciclo privilegia o desenvolvimento integrado de actividades e áreas do saber, procura disponibilizar a apropriação de procedimentos e instrumentos de acesso à informação e comunicação, nomeadamente a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, assim como aprendizagens significativas;
- Contexto favorável ao desenvolvimento de literacias na leitura, na escrita e nas Tecnologias da Informação;
Biblioteca Escolar – inseridas nos centros de recursos e equipadas com as TIC;
-Implementação do uso das TIC- hábitos de pesquisa;
- Desenvolvimento de competências que permitem aceder à informação em diferentes suportes e linguagens.



ITEMS DE ANÁLISE 2º CICLO

1. Organização do programa do 2º Ciclo do Ensino Básico.
- Tem por referência as competências do Currículo Nacional;
- Apresenta descritores do desempenho, conteúdos e notas.
- Privilegia o carácter progressivo da Aprendizagem;
- Corpus textual:
- Heterogeneidade de textos.

2. Relação da progressão no que respeita aos resultados esperados nas Competências específicas da compreensão oral e da expressão oral, no primeiro e segundo ciclo.
- A comunicação oral adquire uma função relevante na organização do trabalho na sala de aula;
- Os alunos alargam a sua experiência de socialização e necessitam de melhorar o discurso argumentativo e exemplificativo;
- Devem ainda distinguir o essencial do acessório.


3. Critérios para a constituição dos corpora textuais no segundo ciclo
- Devem estar enquadrados pelo P.C.T. e pelo P.C.E.
- A diversidade textual exigida concorre para a inserção do aluno na vida social e real, agudizando a sua consciência cultural.

4. Explicação dos resultados esperados na escrita, no segundo ciclo.
- Mune-se do encorajamento à autonomia, como a planificação e a revisão e parte do princípio da progressividade que capacitaria o aluno para investir na escrita recursos de que se apropriou nas actividades de compreensão e de expressão oral e de leitura.


5. Papel do professor nas diferentes etapas da escrita processual
- Cabe-lhe criar momentos específicos de trabalho de oficina de escrita e recorrer a meios informáticos e a materiais de apoio diversificados;
- Deve ainda gerir a consciencialização do erro e assistir ao aperfeiçoamento do texto através de guiões que o facilitem;
- Deve ainda estimular a criação escrita através da aceitação e valorização de relatos de experiências pessoais ou grupais significativas.

6. Actividades que promovem a transformação do conhecimento explícito da Língua
- Definição de critérios de elaboração do texto escrito; reinvestimento destes conhecimentos na melhoria de desempenho em outras competências;
- Actividades de contacto com as diferentes variedades do Português, comparando-o com o padrão;
- Criação de contextos onde os alunos possam utilizar correctamente os conceitos adquiridos;
- Valorizar as produções dos alunos divulgando-as.

7. Formas de utilização das T.I.C. no apoio ao trabalho nas competências específicas
- Utilização da internet e de outros programas informáticos para busca e tratamento de informação, para apoio na apresentação estética dos trabalhos e para melhorar a criatividade;
- Para revisão da escrita e para troca de informações.

ITEMS DE ANÁLISE 3º CICLO

1. Organização do programa do 3º Ciclo do Ensino Básico
- O programa tem por referência as competências do Currículo Nacional;
- Está organizado em articulação com os aspectos envolvidos nas transformações ocorridas na adolescência, nas suas várias dimensões;
- Organiza-se no sentido de promover uma efectiva inserção no mundo extra-escolar, bem como ampliar as possibilidades de participação no exercício da cidadania.
- Apresenta-se dividido em descritores de desempenho, conteúdos e notas, competências específicas, domínios;
- Dão-se orientações para a construção de um corpus textual.

2. Traços distintivos entre o 2º e 3º Ciclos.
Devemos ter em conta um princípio que subjaz estes programas: o princípio da progressão, inerente a cada ciclo e representado nos sucessivos estádios de aprendizagem que a passagem de ciclo para ciclo evidencia. 2º Ciclo
Compreensão oral
- saber escutar para reter informação essencial
- interpretar a informação ouvida
- compreender diferentes argumentos
Expressão oral
- relatar ocorrências
- apresentar e defender opiniões
- produzir discursos orais

2º Ciclo
Leitura
- ler textos variados em diferentes suportes
- ler para entretenimento
- posicionar-se quanto à pertinência e validade da informação lida
- fazer apreciações pessoais de textos de diferentes tipos
- ler textos literários


2º Ciclo
Escrita
- escrever para responder a diferentes propostas de trabalho
- utilizar com autonomia processos de planificação, textualização e revisão
- escrever em termos pessoais e criativos
- produzir textos coerentes e coesos em português padrão

2º Ciclo
Conhecimento explícito da língua
- descobrir regularidades na estrutura e no uso da língua
- identificar e classificar unidades utilizando a terminologia adequada
- mobilizar conhecimentos adquiridos
- relacionar diferentes registos de língua com os contextos em que devem ser usados
- respeitar e valorizar as diferentes variedades do português

3º Ciclo
Compreensão / Expressão oral
- saber escutar, visando diferentes finalidades
- interpretar criticamente a informação ouvida
- compreender o essencial da mensagem
- tomar a palavra em contextos formais
- interagir com confiança e fluência sobre assuntos do quotidiano
- produzir discursos orais correctos em português padrão

3º Ciclo
Leitura
- ler de forma fluente
- ler textos de diferentes tipos
- posicionar-se criticamente quanto à validade da informação
- apreciar textos de diferentes tipos
- posicionar-se enquanto leitor de obras literárias
- estabelecer relações entre a experiência pessoal e textos de diferentes épocas e culturas

3º Ciclo
Escrita
- escrever para responder a necessidades específicas de comunicação
- recorrer autonomamente a técnicas e processos de planificação, textualização e revisão
- escrever com autonomia e fluência diferentes tipos
- produzir textos em termos pessoais e criativos
- produzir textos em português padrão

3º Ciclo
Conhecimento explícito da língua
- reflectir sobre o funcionamento da língua
- explicitar aspectos fundamentais da estrutura e do uso do português padrão
- mobilizar o conhecimento reflexivo e sistematizado para resolver problemas
- analisar marcas específicas da linguagem oral e da linguagem escrita
- respeitar e valorizar as diferentes variedades do português

3. Corpus textual a privilegiar no 3º Ciclo.
- Textos de diferente natureza (escritos, falados, visuais) e complexidade; textos literários, do quotidiano e dos media.
- Corpora textuais tendo em conta vários critérios:
a) Representatividade e qualidade dos textos;
b) Integridade das obras;
c) Diversidade textual;
d) Progressão.
- Incluir no PCT as obras seleccionadas para projectos ou leituras na aula. (de acordo com o ano de escolaridade, estão enunciados os referenciais mínimos)

4. Expressões relevantes que dão a dimensão da concepção de exercícios efectivos de escrita para os alunos do 3º Ciclo.
- Apropriação de mecanismos textuais progressivamente mais complexos em que utilizem a linguagem escrita para pensar, para comunicar e para aprender;
- Produção de múltiplos textos, ora regulados por modelos ora em termos pessoais e criativos.

5. Papel do professor nas diferentes etapas da escrita processual.
- Criar oportunidades para que os alunos tenham acesso a diferentes tipos de texto e, assim, possam tornar-se sujeitos autónomos na construção de uma cultura literária.
- Constituir corpora textuais tendo em conta vários critérios:
a) Representatividade e qualidade dos textos;
b) Integridade das obras;
c) Diversidade textual;
d) Progressão.
- Seleccionar e organizar um corpus textual para leitura integral, adequado a cada contexto de trabalho, tendo em atenção as leituras efectuadas em anos anteriores.
- Proporcionar aos alunos experiências em que possam produzir diferentes tipos de texto (narrativos, descritivos, argumentativos…)

6. Actividades que promovam a transformação do conhecimento explícito da língua.
- Realização de actividades de carácter oficinal;
- Explicitação de saberes a partir de actividades de uso instrumental e de reflexão sobre a língua e os textos;
- Sistematização de noções e conceitos adquiridos;
- Mobilização das categorias de conhecimento explícito para resolver problemas de uso, aperfeiçoar desempenhos, explicar padrões e critérios de actuação;
- Participação na construção de utensílios para sistematizar e registar informação.

7. Um exemplo da progressão vertical inter-ciclos, a partir de um descritor de desempenho.

Compreensão oral 1º Ciclo
1º e 2º anos
Utilizar técnicas simples para registar, tratar e reter a informação:

- identificar palavra-chave;
- organizar a informação;
- procurar informação complementar com ajuda do professor.

3º e 4º anos
Utilizar técnicas simples para registar, tratar e reter a informação:
- identificar ideias-chave;
- hierarquizar a informação;
- tomar notas;
- preencher grelhas de registo;
- esquematizar;
- articular a informação retida com conhecimentos prévios;
- procurar informação complementar.

2º Ciclo

Utilizar procedimentos para reter e alargar a informação recebida:

- registar tópicos, tomar notas;
- preencher grelhas de registo;
- pedir informações e explicações complementares;
- registar relações de forma e de sentido com outros textos ouvidos, lidos ou vistos;
- esquematizar relações.

3º Ciclo

Utilizar procedimentos para clarificar, registar, tratar e reter a informação, em função de necessidades de comunicação específicas:
- identificar ideias-chave; tomar notas;
- solicitar informação complementar;
- elaborar e utilizar grelhas de registo;
- esquematizar.

Trabalho realizado por:
Ana Melo; Filomena Vaz; José Batista; Madalena San-Bento