Depois de aberta a sessão pela representante da DREF, fez-se a apresentação do novo Programa de Português para o Ensino Básico, enquadramento, contextualização, fundamentos e conceitos-chave. Posteriormente, em grupo, fez-se a análise do programa com base num guião de leitura.
Fez-se, ainda, por ciclo e em grupo, uma abordagem das competências específicas implicadas nas actividades linguísticas que se processam no modo oral: a compreensão do oral e a expressão oral. Referiu-se, também, que se deve ter em conta um princípio que subjaz estes programas: o princípio da progressão, inerente a cada ciclo e representado nos sucessivos estádios de aprendizagem que a passagem de ciclo para ciclo evidencia.
Na minha opinião, desta primeira sessão de formação, importa reter as potencialidades do novo Programa de Português para o Ensino Básico, a saber:
- a valorização dada à competência de oralidade (expressão e compreensão do oral);
- a defesa do princípio da progressão e da articulação entre ciclos;
- a ênfase dada à questão da transversalidade da Língua Portuguesa;
- a valorização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC);
- a valorização da oficina da escrita;
- a referência a indicações precisas em relação ao Corpus Textual.
Nesta sessão, abordámos, também, a questão do portefólio (como organizar o portefólio desta formação) bem como nos foi entregue uma fotocópia com os itens e percentagens da “Avaliação do Trabalho Desenvolvido”. De acordo com este documento, a avaliação está cotada para 10 pontos e dividida em duas: participação nas sessões e respectivos parâmetros, 5 pontos; trabalho de aplicação dos conteúdos e respectivos parâmetros, 5 pontos.
Neste módulo, referiu-se, ainda, que o acompanhamento nas escolas será feito pelos professores replicadores, a marcar pelos Conselhos Executivos, nos dias definidos para o efeito.
Por fim, tomámos o primeiro conhecimento com a plataforma Moodle, a companheira dos próximos meses, e ficámos a saber que dentro em breve teríamos à nossa espera o teste Formonline.
Parece-me que vamos ter pela frente um ano muito trabalhoso e cansativo, ainda que imprevisível e aliciante!
Ribeira Grande, 4 de Outubro de 2009
Fez-se, ainda, por ciclo e em grupo, uma abordagem das competências específicas implicadas nas actividades linguísticas que se processam no modo oral: a compreensão do oral e a expressão oral. Referiu-se, também, que se deve ter em conta um princípio que subjaz estes programas: o princípio da progressão, inerente a cada ciclo e representado nos sucessivos estádios de aprendizagem que a passagem de ciclo para ciclo evidencia.
Na minha opinião, desta primeira sessão de formação, importa reter as potencialidades do novo Programa de Português para o Ensino Básico, a saber:
- a valorização dada à competência de oralidade (expressão e compreensão do oral);
- a defesa do princípio da progressão e da articulação entre ciclos;
- a ênfase dada à questão da transversalidade da Língua Portuguesa;
- a valorização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC);
- a valorização da oficina da escrita;
- a referência a indicações precisas em relação ao Corpus Textual.
Nesta sessão, abordámos, também, a questão do portefólio (como organizar o portefólio desta formação) bem como nos foi entregue uma fotocópia com os itens e percentagens da “Avaliação do Trabalho Desenvolvido”. De acordo com este documento, a avaliação está cotada para 10 pontos e dividida em duas: participação nas sessões e respectivos parâmetros, 5 pontos; trabalho de aplicação dos conteúdos e respectivos parâmetros, 5 pontos.
Neste módulo, referiu-se, ainda, que o acompanhamento nas escolas será feito pelos professores replicadores, a marcar pelos Conselhos Executivos, nos dias definidos para o efeito.
Por fim, tomámos o primeiro conhecimento com a plataforma Moodle, a companheira dos próximos meses, e ficámos a saber que dentro em breve teríamos à nossa espera o teste Formonline.
Parece-me que vamos ter pela frente um ano muito trabalhoso e cansativo, ainda que imprevisível e aliciante!
Ribeira Grande, 4 de Outubro de 2009